O dia 22 de março é considerado o Dia Mundial da Água. A data foi instituída pela ONU, Organização das Nações Unidas, em 1982, com o objetivo de conscientizar a população de todo o planeta sobre a necessidade de se preservar este recurso tão importante para a vida de todos.
Água é sinônimo de vida. É um elemento fundamental para a sobrevivência de todos os seres vivos. Humanos, animais, plantas… todos dependem dela. Sem água não há presente, muito menos futuro.
E os cuidados com ela devem ser redobrados, já que estimativas dão conta de que menos de 1% de toda a água disponível na Terra seja própria para consumo humano. Outro problema é que a distribuição de água não é igual em todo o planeta, o que gera desigualdade e lugares com escassez do produto. Inclusive, um terço da população do mundo não tem acesso à água potável atualmente.
Preocupada com o futuro, a ONU lançou também a Declaração Universal dos Direitos da Água. São 10 artigos que resumem os cuidados que devemos ter com a água, e o que devemos fazer para garantir a sua preservação. Confira:
1 – A água é patrimônio do planeta
2 – A água é a seiva do nosso planeta
3 – Os recursos para transformar a água em água potável são caros, escassos e lentos.
4 – O futuro do planeta depende da preservação da água
5 – A água é uma herança que temos que deixar aos nossos sucessores
6 – A água não é gratuita, tem valor econômico e pode entrar em escassez em qualquer lugar.
7 – Não devemos envenenar, poluir ou desperdiçar água.
8 – A utilização da água implica respeito à lei.
9 – A gestão da água tem que ser feita com proteção, seguindo as ordens econômicas, sanitárias e sociais.
10 – O planejamento da gestão da água deve levar em conta a solidariedade e o consenso sobre sua distribuição desigual.
Nosso corpo é composto, em sua maioria, por água. Ela representa quase 70% do peso corporal de uma pessoa. A água ajuda a regular a temperatura e é fundamental para todas as funções do organismo.
Por isso, o recomendado é que cada pessoa faça a ingestão de, pelo menos, dois litros de água por dia para manter o bom funcionamento do corpo. Esse valor é uma média, já que fatores como idade, doenças e práticas de exercícios físicos podem mudar a quantidade ideal de líquidos ingeridos diariamente.
Cada pessoa pode fazer a sua parte. Um dos hábitos mais importantes para preservar a água em nosso planeta é adotar o consumo consciente, evitando o desperdício durante os banhos, na hora de lavar a louça ou na escovação dos dentes, por exemplo. Assim, é recomendado utilizar apenas a quantidade necessária para cada função.
Pequenas atitudes, como evitar lavar calçadas e veículos com mangueira, o que aumenta o desperdício, podem ter um grande impacto na preservação da água. Afinal, ao contrário do que muitos pensam, este não é um recurso infinito.
Empresas também devem adotar políticas de controle da água, apostando em medidas mais eficazes de combate ao desperdício e em reaproveitamento dos recursos. Cuidar da água é um dever de todos. É cuidar da própria vida!