Você já ouviu falar do Chat GPT? Fruto da evolução da Inteligência Artificial, ele é um programa de conversas digitais que fornece aos usuários respostas para quaisquer perguntas. Ele se tornou o assunto do momento justamente devido à qualidade e à abrangência do conteúdo, que vai de conhecimentos gerais até cálculos, códigos de programação e até músicas e piadas.
O “robô” desenvolvido pela OpenAI ainda está em fase de testes, mas já mostrou que possui infinitas aplicações, inclusive produzir redações ou respostas para provas e exames. Por isso, ele é uma ferramenta que, com o passar do tempo, exigirá cada vez mais a atenção dos profissionais da educação (e dos pais) – principalmente na elaboração dos deveres de casa. Entre as estratégias debatidas para minimizar o problema, está o retorno de trabalhos manuscritos e das provas orais nas escolas.
Em muitos casos, o texto criado pelo Chat dificulta até mesmo a detecção por mecanismos antiplágio. Isso já foi identificado pelos desenvolvedores que, para minimizar o problema, criaram uma ferramenta que ajuda na detecção de textos gerados por Inteligência Artificial.
Como funciona o Chat GPT?
O robô funciona de maneira semelhante à Alexa (da Amazon) ou a Siri (da Apple) – mas via texto. Para responder as perguntas, ele recorre a informações disponíveis na internet. Esse é também um dos seus problemas: nem todas as respostas são verídicas ou embasadas por fontes conhecidas. Ele também é criticado pela “artificialidade” da conversa, já que demanda perguntas gramaticalmente corretas para funcionar bem e também pode produzir muitas respostas ainda sem sentido.
Como acessá-lo?
Por se tratar de uma ferramenta em desenvolvimento, o Chat GPT ainda não está disponível para venda a empresas. Contudo, sua versão de testes pode ser acessada no site oficial após um cadastro inicial. Devido à popularidade, o site muitas vezes está congestionado e obriga o usuário a tentar o login em diferentes momentos.
Você já conhecia o Chat GPT? Conte para nós!