Erradicar a pobreza e a fome, garantir o bem-estar, garantir o desenvolvimento social e econômico e proteger o meio ambiente são apenas alguns dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU) para todo o planeta. As 17 metas, pactuadas para o ano de 2030, são desafiadoras, mas refletem a necessidade urgente de governos e sociedades agirem em prol da sustentabilidade.
De acordo com a própria ONU, a chamada Agenda 2030 é um “apelo global à ação para acabar com a pobreza, proteger o meio ambiente e o clima e garantir que as pessoas, em todos os lugares, possam desfrutar de paz e de prosperidade”. No total, as 17 ações se desdobram em 169 iniciativas diferentes.
Como surgiram os ODS?
Os ODS sucederam os chamados Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, pactuados no ano 2000 pelos países membros da ONU. As ações, executadas até o ano de 2015, incentivaram de forma significativa a redução da pobreza global, o acesso à água potável e à educação. Dessa forma, com o objetivo de dar continuidade a ação, foram criados os ODS, que lista 17 metas globais a serem cumpridas como parte da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável.
Saiba mais no vídeo: