O brasileiro lê pouco. O último levantamento feito pelo Instituto Pró-Livro, em outubro de 2002, indicou que pouco mais da metade do país (cerca de 52%), mantém hábitos regulares de leitura. De acordo com a mesma pesquisa, quase um terço da população (30%) nunca comprou um único livro.
Trata-se de um dado alarmante, porém, entre os fatores que mais explicam isso estão aqueles relacionados ao financeiro, sobretudo pelo custo das obras. Na sequência, o afastamento da leitura se dá pela falta de tempo e pela falta de hábito.
Entretanto, o estudo mostrou que pais que leem em casa são os primeiros a influenciarem os filhos a se tornarem leitores com mais facilidade do que aqueles que não costumam repassar o hábito às crianças. O número de leitores no Brasil poderia ser bem maior caso todos estes problemas fossem contornados.
O que ajudaria também a formar novos leitores é a disseminação dos benefícios proporcionados pela leitura. Ler não é apenas um passatempo. É algo que pode transformar uma pessoa por completo, ainda mais crianças e adolescentes.
Pensando nisso, preparamos uma lista com 10 motivos que ajudam a desenvolver o hábito da leitura e tornar o momento ainda mais prazeroso.
Ler exige concentração. Analisando cada parágrafo, cada contexto, cada capítulo, melhoramos imediatamente a capacidade de interpretar o que está escrito. É um hábito que só se aperfeiçoa com o tempo, e que é fundamental não só na leitura, como no dia a dia.
Ao contrário de um filme, quando vemos a história passar diante dos nossos olhos, na leitura é preciso exercer a criatividade para imaginar tudo o que o autor escreveu ali. Somos levados para um novo mundo, em diferentes histórias, estimulando o cérebro a criar cenários, personagens e ações. Não tem como ler algo sem se transportar para um novo local. A criatividade fica em alta o tempo todo.
A leitura nos permite aumentar a nossa capacidade de análise. Ao nos depararmos com um texto, mesmo que nele haja uma opinião diferente da nossa, imediatamente adotamos o pensamento crítico com questionamentos e reflexões, formando a nossa visão de mundo e opinião sobre um determinado assunto.
O hábito da leitura pode ser bem relaxante. Pegar um livro, sentar em um lugar calmo e silencioso e se desconectar do mundo ao redor. Isso é uma excelente receita que ajuda a diminuir o estresse, deixando o corpo mais tranquilo e relaxado.
Em uma língua tão rica como a Língua Portuguesa, não é raro nos deparamos com palavras que não conhecemos. Nos livros, quanto mais lemos, mais vezes isso acontece. Neste momento, procuramos o significado e aprendemos algo, aumentando a diversidade do nosso vocabulário.
Se a leitura aumenta o nosso vocabulário e nos deixa com pensamento mais crítico, também nos permite melhorar a capacidade de argumentação. Desenvolvemos um pensamento mais elaborado, bem útil para trabalhos escolares e de faculdades, bem como no ambiente profissional.
Empatia é a capacidade de se identificar com outra pessoa e de sentir o que ela sente. Onde fazemos isso muitas vezes? Na leitura. Seja qual for o tema do livro, nos deparamos com outra realidade e com as angústias e os problemas de um personagem. Sofremos com ele. E sem perceber, melhoramos a nossa empatia pois ficamos diante de uma realidade e de uma perspectiva diferente das nossas.
Quem sempre sai ganhando quando adotamos o hábito da leitura é o nosso cérebro. Por isso, ler é o exercício perfeito para todas as idades. Ler estimula a mente, desenvolve aprendizado e ajuda na escrita e na memória. Uma atividade ideal para manter a nossa massa encefálica bem ativa.
Não tem como ler algo sem estar concentrado. Se não tiver foco, informações importantes passarão despercebidas. Para aproveitar o melhor que cada livro tem a oferecer, é preciso estar com a concentração toda voltada para ele e a leitura ajuda a treinar a nossa mente para ficar atenta às informações que estamos consumindo.
Com tantos benefícios, a leitura é uma mão na roda para os estudantes. Não só a literatura específica de livros didáticos e apostilas, mas livros em geral também são bem úteis, já que trazem consigo uma gama de benefícios e de aprendizados. Ler é um santo remédio, por isso, leia sempre gêneros que ache interessante para estimular o vocabulário, a argumentação e o senso crítico. Com essas habilidades, passar de ano e em provas de concurso fica ainda mais fácil.