Com a morte da rainha Elizabeth II, o Rei Charles III é hoje o chefe de Estado do Reino Unido e de outros 14 países. Mas você sabe exatamente qual é o papel dele e qual é a diferença para os chefes de governo?
Resumidamente, pode-se dizer que as funções do chefe de Estado são, e sua maioria, cerimoniais, diplomáticas ou simbólicas. A pessoa que ocupa o cargo é responsável por representar o poder de um povo (como é o caso na monarquia britânica) além de receber líderes mundiais, participar de encontros internacionais e celebrar acordos. Assim, o Rei Charles III terá, como a Rainha Elizabeth II, um poder de representação, e não de governo.
As decisões do Parlamento britânico, como a elaboração de leis ou a nomeação de um novo primeiro-ministro, também passam pela sanção da realeza, mas, na prática, as “recomendações” vindas do legislativo são sempre aceitas. Da mesma forma, apesar do novo rei também ter se tornado o comandante das Forças Armadas, o Ministério da Defesa é o grande responsável por conduzi-las.
Assim, a atuação nas decisões diárias nas grandes questões sociais, políticas ou econômicas, por exemplo, é responsabilidade do chefe de Governo. No Reino Unido, hoje a função é desempenhada por Liz Truss, empossada no último dia 6 de setembro pela própria Rainha Elizabeth II.
No Brasil, o presidente da República concentra os poderes de chefe de Estado e de Governo.
Bacana, não é?