Apesar de muitas vezes utilizarmos os termos “americano”, “estadunidense” e “norte-americano” como sinônimos, eles representam muito mais do que podemos pensar! Veja na matéria elaborada pela BBC.
De modo mais amplo, “americano” é o gentílico da “América” ou das “Américas”. Ou seja, os brasileiros, por exemplo, também são americanos – e não só quem nasceu nos Estados Unidos. Apesar disso, o termo é amplamente difundido para se referir a quem nasceu no país. A origem coincide com a alçada dos Estados Unidos como potência, no fim do século 19 – e tem sido assim desde então, com a incorporação do termo na linguagem corrente. Por sua vez, “Norte-americano”, como o nome delimita, refere-se aos países que estão localizados ao norte da América, como o próprio Estados Unidos, além do México e do Canadá.
Já o termo “estadunidense” é o gentílico mais específico, e seria o equivalente ao nosso “brasileiro”. Hoje em dia, a palavra tem sido usada também para marcar as diferenças existentes entre os países do continente. Ou seja, há quem defenda essa utilização para evitar que um só país tome para si o termo relativo a várias nações, mesmo que seja uma grande potência econômica.. Apesar de considerado inócuo, essa seria, portanto, uma forma de protesto. Você concorda?
Qual termo você utiliza? Comente!