Uma pesquisa desenvolvida pelo Ministério da Educação (MEC) revelou que alunos do Ensino Fundamental e do Ensino Médio tiveram a educação seriamente comprometida nos últimos anos. As defasagens atingem tanto a rede pública quanto a privada, e envolvem, principalmente, conteúdos básicos de Língua Portuguesa e Matemática. Nesse cenário, investir em estratégias de reforço escolar é a melhor opção.
No Ensino Fundamental, cerca de 54% dos alunos chegam ao terceiro ano, com cerca de oito anos de idade, sem ter habilidades básicas de leitura. O estudo também revelou que os estudantes também não têm sido capazes de reconhecer os personagens de uma história. Além disso, 33% deles terminam o ensino básico sem conseguir ler com fluência ou com grandes dificuldades na ortografia.
Já no Ensino Médio, o acerto dos estudantes foi de apenas 57% nas questões básicas de Língua Portuguesa, como as que envolvem interpretação de texto. Os alunos também apresentaram dificuldades em diferenciar fatos de opiniões. Na Matemática, o cenário é ainda pior: apenas 27% dos participantes acertaram questões básicas.
Reforço escolar
Em um cenário com tantos problemas no ensino, a melhor estratégia é investir no acompanhamento personalizado do aluno. No Aprimorar, os estudantes encontram aulas de todas as disciplinas, em horários compatíveis com a rotina. Entre em contato e saiba mais!