A lição de casa é uma ferramenta pedagógica importante. Além de incentivar a construção da autonomia e do senso de responsabilidade nos estudantes, ela também favorece o hábito do estudo – algo fundamental para quem vislumbra o acesso a uma formação de qualidade em reconhecidas instituições de ensino. Contudo, muitas vezes a grande quantidade de tarefas para casa acaba resultando em stress ou desmotivação, principalmente no Ensino Fundamental I, quando os alunos ainda estão construindo o interesse pelo aprendizado.
Uma solução para driblar essa sobrecarga é organizar a rotina de estudos. Com o foco correto, os alunos podem reduzir a ansiedade e o tempo gasto com as atividades. “Os alunos em processo de alfabetização e do Ensino Fundamental tiveram perdas consideráveis na aprendizagem durante a pandemia. Por isso, agora, com o retorno das aulas presenciais, é essencial saber organizar a rotina para recuperar o tempo perdido”, pontua a diretora do Aprimorar – Núcleo de Estudos, Gláucia Pereira.
A partir do Ensino Fundamental 2, o dever de casa ajuda os estudantes a se sentirem mais preparados para as aulas do dia seguinte. A importância das tarefas é ainda maior no Ensino Médio, quando os alunos precisam aprender conteúdos mais complexos e específicos. Ou seja: pode-se dizer que o dever de casa traz, sim, muitos benefícios, mas é preciso ter atenção à rotina de estudos em casa – principalmente nos anos iniciais. Caso contrário, o que deveria ser parte natural do processo de aprendizagem pode se tornar um grande conflito.
Sobre o Aprimorar
O Aprimorar – Núcleo de Estudos oferece aulas particulares e acompanhamento personalizado a alunos de todas as idades, inclusive aos que estão em processo de alfabetização ou no Ensino Fundamental I. Com localização privilegiada e mais de dez anos de experiência em Belo Horizonte, recebemos alunos de diferentes instituições, como os colégios Batista Mineiro, Loyola, Magnum, Bernoulli, Santo Antônio e Santo Agostinho.