Plataforma com aulas on-line e ao vivo beneficia a motivação, mas também é preciso criar uma nova rotina. Segundo especialista, acompanhamento individualizado é o melhor caminho
Manter uma boa rotina de estudos sempre exigiu planejamento e organização. Mas hoje, em uma realidade de isolamento social, é preciso também aprimorar o cuidado com o bem estar psicológico para manter a qualidade dos estudos em casa. A interatividade das aulas on-line e ao vivo beneficia diretamente a motivação, mas também é necessário pensar em um dia a dia adaptado ao momento atual.
De acordo com a psicóloga Ana Luíza Portela, do Aprimorar – Núcleo de Estudos, é preciso criar uma nova rotina. “O que estamos enfrentando é algo muito novo, mas buscar criar uma normalidade é muito importante para a saúde mental. Não a normalidade que tínhamos, mas uma adequada ao momento e às demandas de cada estudante”, salienta a profissional.
Nesse contexto, é possível adotar novos hábitos que beneficiem o aprendizado. “É possível respeitar os momentos nos quais a mente do aluno ‘funciona’ melhor para aprender e desenvolver as tarefas escolares. Por exemplo, não é preciso acordar tão cedo, desde que haja uma boa noite de sono”, ressalta Ana Luíza. Assim, a recomendação da psicóloga é a adoção de um acompanhamento escolar individualizado.
“O ideal é que cada aluno seja acompanhado de acordo com suas necessidades específicas”, acrescenta.
O Aprimorar – Núcleo de Estudos oferece acompanhamento individualizado aos alunos que necessitem de adequação na rotina de aprendizagem. A escola conta com psicólogos e psicopedagogos especializados na apresentação de técnicas de manejo da ansiedade e preparação para a organização da nova rotina.